UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/11/2009 - 10h24

Brown: G20 deveria avaliar com urgência taxa sobre finanças

SAINT ANDREWS, Escócia (Reuters) - Uma taxa sobre transações financeiras para financiar futuras operações de socorro a bancos deveria ser considerada com urgência, afirmou no sábado o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown

Autoridades monetárias estão buscando maneiras de tirar uma lição da crise de crédito e evitar a necessidade de mais operações de socorro com dinheiro dos contribuintes no futuro.

Atento aos interesses da City londrina, Brown vinha defendendo o setor financeiro contra mudanças mais agressivas na regulação propostas por outros governos da Europa.

"Têm aparecido propostas de uma taxa de seguro para refletir o risco sistêmico, um fundo, um acordo sobre capital de contingência ou ainda uma taxação global sobre as transações", disse no encontro do G20 na Escócia.

Ele acrescentou, no entanto, que todos os países precisam agir juntos para que a Grã-Bretanha participe.

"Eu não subestimo as difíceis questões práticas e técnicas que precisarão ser superadas", disse. "Mas não acho que essas questões devam impedir que nós consideremos com urgência as questões legítimas que eu tenho discutido."

(Por Huw Jones)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host