UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 19h59

Fed mira queda do dólar e reitera compromisso com juro

Por Kristina Cooke

NOVA YORK (Reuters) - O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, em raro comentário sobre o valor do dólar, reconheceu nesta segunda-feira que a queda da moeda está elevando alguns preços, mas afirmou que outros fatores inibidores de inflação estão prevalecendo.

Enquanto mostrava que não está indiferente à desvalorização da divisa norte-americana, Bernanke disse que o crédito apertado e o fraco mercado de trabalho vão pesar sobre a recuperação da economia e reiterou o compromisso do Fed de manter o juro básico extremamente baixo por "um período prolongado".

"Estamos atentos a implicações de mudanças no valor do dólar e continuaremos formulando políticas para proteger contra riscos nossa meta com o objetivo de promover máximo emprego e estabilidade de preço", afirmou ele ao Economic Club de Nova York.

O chairman do Fed disse que o compromisso do banco central com seu objetivo duplo, somado à força da economia dos EUA, ajudará a garantir o dólar como uma moeda forte e uma fonte de estabilidade.

A moeda norte-americana inicialmente subiu diante dos comentários de Bernanke, mas voltou a cair no final do dia, atingindo a mínima em 15 meses frente a uma cesta com seis importantes divisas. Os preços do ouro alcançaram máximas recordes, enquanto os preços do petróleo fecharam em alta de mais de 3 por cento com o enfraquecimento do dólar.

Autoridades do Fed normalmente delegam ao secretário de Tesouro questões relacionadas ao valor do dólar, embora Bernanke já tenha comentado acerca da moeda no passado.

"Bernanke finalmente está fazendo o que qualquer presidente de banco central com respeito próprio faz: admitir que a fraqueza da moeda de reserva do mundo é relevante", disse Peter Boockvar, estrategista de ações da Miller Tabak, em Nova York. "Falar é uma coisa, mas até que o mundo veja uma ação de fato, o dólar permanecerá numa queda secular."

(Colaboraram Angela Moon em Nova York, Mark Felsenthal em Washington e Pedro Nicolaci da Costa em Tyler, Texas)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host