UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 07h59

Setor varejista anima bolsas da Ásia

Por Susan Fenton

HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, após relatórios positivos de varejistas norte-americanas alimentarem a expectativa de que a economia global está se recuperando.

O índice MSCI de ações da região Ásia Pacífico com exceção do Japão operava com ganhos de 1,51, aos 414 pontos, às 7h55 (horário de Brasília).

O ânimo sobre a economia global foi reforçado por bons lucros divulgados na sexta-feira nos Estados Unidos pela Walt Disney e pela varejista Abercrombie & Fitch, somados a uma perspectiva positiva anunciada pela varejista JC Penney.

A bolsa de TÓQUIO subiu 0,21 por cento, para 9.791 pontos, após o dado do Produto Interno Bruto (PIB) ter mostrado a maior alta em mais de dois anos no terceiro trimestre, de 1,2 por cento. O destaque de alta ficou com o setor varejista, como Fast Retailing, FamilyMart e Marui Group.

Mas os ganhos do mercado japonês foram contidos por temores de que a retomada perca força à frente devido à fraca demanda doméstica.

Em HONG KONG, a bolsa avançou 1,73 por cento, para 22.943 pontos, e em XANGAI a alta foi de 2,74 por cento. Esses mercados continuam atraindo fluxo de capital após os fortes dados da economia chinesa da semana. Além disso, a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao país deu um impulso a ações que se beneficiariam caso a China permita a valorização de sua moeda.

O mercado de SYDNEY teve ganhos de 1,04 por cento, a 4.755 pontos. O componente de ações do varejo australiano subiu 2 por cento. Outro destaque foi a Rio Tinto, que saltou 4,8 por cento.

"Há um sentimento positivo geral sobre a recuperação... e isso está ajudando o setor de matérias-primas também", disse o analistas sênior do Austock Group, Michael Heffernan. A

Na COREIA DO SUL, a bolsa teve alta de 1,30 por cento, a 1.592 pontos, com a notícia da oferta de ações (IPO) da maior seguradora de vida do país, a Samsung Life. Em CINGAPURA houve elevação de 2,08 por cento, a 2.783 pontos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host