UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 19h58

Dados dos EUA pesam, mas índices reduzem perdas no fim

Por Edward Krudy

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas norte-americanas fecharam em leve baixa nesta quarta-feira, interrompendo três dias seguidos de ganhos, com o setor de tecnologia liderando a queda após a divulgação de projeções preocupantes de duas grandes fabricantes de softwares, incluindo Autodesk.

Uma queda inesperada na construção de novas casas em outubro nos Estados Unidos também pressionou o mercado.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,11 por cento, para 10.426 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,48 por cento, para 2.193 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,05 por cento, para 1.109 pontos.

Mas as ações rapidamente reduziram as perdas antes do fechamento da sessão, com muitos investidores de olho no forte viés positivo no segmento acionário que levou os principais índices às máximas em 13 meses nos últimos dias. O S&P 500 encerrou em queda somente três vezes nas últimas duas semanas.

A fabricante de softwares empresariais Autodesk mostrou cautela acerca das perspectivas para o atual trimestre, enquanto sua rival Salesforce.com divulgou uma queda em novos negócios. As notícias foram um revés para investidores que estavam buscando sinais de um aumento na demanda.

O governo informou que o início de construção nos EUA declinou ao menor nível em seis meses, sob o peso de uma forte queda na atividade de construção, tanto nas habitações de uma só família quanto de múltiplas, sinalizando que o mercado imobiliário ainda está sob pressão.

Henry Smith, vice-presidente de investimento da Haverford Trust, na Filadélfia, afirmou que, apesar desses tropeços, o mercado de ações está experimentando um momento positivo por conta das baixas taxas de juro, gastos do governo com pacotes de estímulo e sinais de recuperação da economia.

"Continuamos acreditando que nesse exato momento os fatores positivos que se disseminam sobre o mercado ainda estão sobrepujando os negativos", disse.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host