UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 16h30

Ação da Cadbury tem nova máxima com expectativa de novas ofertas

Por David Jones

LONDRES (Reuters) - Boatos de uma guerra de ofertas pela Cadbury entre a Kraft Foods e outras concorrentes levaram as ações da fabricante de chocolates britânica a atingir uma nova máxima nesta segunda-feira, mas analistas têm dúvidas sobre a possibilidade de surgir uma proposta rival.

A maioria das outras grandes empresas do setor --Hershey, a italiana Ferrero e a suíça Nestlé-- estão estudando fazer ofertas, segundo fontes da Reuters e notícias na imprensa.

Muitos analistas têm dúvidas sobre se qualquer uma das três faria uma proposta sozinha, mas combinações possíveis poderiam superar a atual oferta da Kraft de 9,9 bilhões de libras (16,4 bilhões de dólares) em dinheiro e ações, ou poderiam levar a gigante dos alimentos norte-americana a fazer uma oferta ainda maior.

A Kraft apresentou sua proposta pela Cadbury no começo deste mês, precificando a empresa em cerca de 7,27 libras por ação. A norte-americana, fabricante dos chocolates Milka e Toblerone, pode elevar sua oferta caso surjam propostas rivais, disse uma fonte com conhecimento do caso na noite de domingo.

"Ainda acreditamos que a Kraft está no banco do motorista e irá aumentar a parte em dinheiro de sua oferta para 4 libras, elevando sua oferta para 8,26 libras por ação", disse o analista Jon Cox, da Kepler Capital Markets. A atual proposta da Kraft se trata de 3 libras em dinheiro e o resto em novas ações da Kraft por cada ação da Cadbury.

Ele não acredita que a Hershey, fabricante de chocolates com sede nos Estados Unidos, consiga financiar uma oferta, e que mesmo uma proposta conjunta com a Ferrero seria difícil.

Embora a Nestlé possa levantar os recursos facilmente, a empresa enfrentaria grandes obstáculos com reguladores antitruste, especialmente no Reino Unido, acrescentou.

As ações da Cadbury encerraram a segunda-feira em alta de 1,7 por cento, a 8,14 libras, ou perto de 12 por cento acima da oferta atual da Kraft Foods.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host