UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 13h42

Desembolso do BNDES para agronegócio deve superar R$18 bi em 09

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os desembolsos do BNDES para o setor agropecuário devem superar os 18 bilhões de reais em 2009, um crescimento de aproximadamente 10 por cento em relação ao ano passado, afirmou o presidente da instituição, Luciano Coutinho.

No ano passado, as liberações de recursos para o agronegócio totalizaram 16 bilhões de reais e até outubro deste ano somam 16,9 bilhões.

"Os números não incluem a venda de caminhões que em grande medida vai para o setor agrícola. Se incluirmos a venda de caminhões, esse número ultrapassa os 20 bilhões", disse Coutinho a jornalistas depois de participar da abertura do 11o Congresso de Agribusiness.

"Será um volume substancial, acho que vamos chegar a um número bastante expressivo esse ano, superior a 18 bilhões", acrescentou Coutinho.

Coutinho afirmou que o agronegócio tem um peso importante nas exportações, na balança de pagamentos e foi fundamental na acumulação de reservas para o Brasil enfrentar a crise global.

Segundo Coutinho, o desafio do setor no Brasil nos próximos anos é crescer sustentavelmente sem comprometer o aquecimento global e as mudanças climáticas.

"Abre-se oportunidade para que o sistema agropecuário se engaje na estratégia de redução de emissões, no uso racional da água, aproveitamento da biodiversidade e redução do desmatamento, em especial da Amazônia", finalizou.

(Reportagem de Rodrigo Gaier)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host