UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 17h10

Sanofi irá comprar grupo norte-americano Chattem por US$ 1,9 bi

Por Sudip Kar-Gupta

PARIS (Reuters) - A Sanofi-Aventis irá comprar o grupo de saúde norte-americano Chattem por cerca de 1,9 bilhão de dólares, em acordo que dará à farmacêutica francesa uma presença maior no gigante mercado norte-americano de remédios sem prescrição.

A Sanofi afirmou que começará com uma oferta de 93,50 dólares por ação pelo total de ações da Chattem, 34 por cento a mais que o preço de fechamento da sexta-feira.

As ações da Chattem subiram 32,8 por cento, para 92,95 dólares, no início da sessão, ao passo que a Sanofi registrou queda de 0,07 por cento, para 54,62 euros.

O acordo segue os planos do presidente-executivo da Sanofi, Chris Viehbacher, de ampliar os negócios da empresa para além de medicamentos controlados, visando compensar a esperada queda nas vendas de remédios mais antigos devido à concorrência de genéricos e novas marcas rivais.

Ele afirmou que o valor total do mercado de medicamentos sem prescrição médica nos Estados Unidos é de 20 bilhões de dólares.

O grupo francês tem visado acordos de parceria para a descoberta de novos medicamentos e aquisições de até 15 bilhões de euros (21,5 bilhões de dólares) ao invés de buscar mega-fusões --tática preferida entre suas concorrentes como a Pfizer e a Merck.

"Parece, para mim, um acordo interessante para gerar muitas sinergias", disse Timo Kuerschner, um analista da LBBW.

"É um tema especial da Sanofi-Aventis, porque eles têm mais necessidade de mover as coisas."

"Ou eles entram no setor de genéricos ou eles precisam de um acordo como esse, e esse, para mim, faz mais sentido e é melhor", disse Kueerschner, acrescentando que os 34 por cento a mais da oferta "parecem razoáveis".

O vice-presidente financeiro da Sanofi, Jerome Contamine, afirmou que o acordo tinha como base um valor calculado em 13,3 vezes os lucros de 2009 sobre juros, impostos, depreciação e amortização, o que disse estar em linha com outros acordos recentes.

A Chattem fabrica e vende produtos de cuidado pessoal e domésticos como medicamentos sem prescrição, cosméticos e suplementos de dieta. A empresa foi fundada mais de 100 anos atrás e suas marcas incluem Glod Bond, Icy Hot, Cortizone-10 e Unisom.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host