UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/12/2009 - 16h46

Dólar tem leve baixa a R$1,782 com liquidez reduzida

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou praticamente estável nesta terça-feira, mantendo-se acima de 1,78 real, em uma sessão esvaziada pela proximidade do Natal e pela fraqueza do mercado de câmbio no exterior.

A moeda norte-americana terminou o dia a 1,782 real, em baixa de 0,11 por cento. Enquanto o mercado local encerrava as operações, o dólar tinha ligeira alta de 0,2 por cento em relação a uma cesta com as principais divisas.

Normalmente, a maior parte das operações de câmbio no mercado à vista é liquidada em dois dias úteis (D+2). No entanto, para transações feitas nesta sessão, esse prazo cairia na véspera de Natal, o que desestimulou os investidores.

A clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa, onde é registrada boa parte das operações à vista de câmbio, sequer vai liquidar transações de câmbio no dia 24, por exemplo.

"(O mercado) está parado", disse o operador de uma corretora, que preferiu não ser identificado.

No mercado futuro, o contrato com mais liquidez --para janeiro de 2010-- tinha apenas 129 mil contratos negociados até as 16h30. Isso representa menos da metade da média dos últimos dias.

No mercado à vista, sem a referência das operações em D+2, a clearing da BM&F registrava cerca de 1 bilhão de dólares.

O operador ponderou, no entanto, que é preciso continuar atento nos próximos dias porque o mercado, com menos liquidez, pode ficar mais volátil por qualquer notícia que saia, "tanto para o lado positivo quanto para o negativo".

Os dados divulgados nos Estados Unidos nesta manhã, porém, não trouxeram instabilidade. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre foi revisto de 2,8 para 2,2 por cento, e o núcleo dos preços ao produtor diminuiu de 1,3 para 1,2 por cento.

Além disso, a venda de moradias usadas nos Estados Unidos subiu 7,6 por cento em novembro, superando expectativas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host