UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/12/2009 - 19h45

Petrobras compra fatia de 40% em usina de etanol em MG

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta terça-feira que sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível ingressou no capital social da Total Agroindústria Canavieira, passando a deter 40,4 por cento das ações da empresa.

Para adquirir a fatia na Total, que possui uma usina de etanol localizada no município de Bambuí, no Estado de Minas Gerais, a Petrobras pagou 150 milhões de reais.

Trata-se da primeira participação que a Petrobras compra em usinas de etanol, segundo a assessoria de imprensa da estatal.

A usina em Minas Gerais da Total tem capacidade instalada de produção de 100 mil metros cúbicos de etanol hidratado por ano.

"A parceria viabilizará a ampliação da usina para uma capacidade total de 203 mil metros cúbicos por ano, com um excedente de energia elétrica para comercialização de 38,5 MW, gerada pelo aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar", afirmou a Petrobras em comunicado.

Em seu plano de investimento, que está sendo revisado, a Petrobras informa que pretende investir 2,4 bilhões de dólares em biocombustíveis até 2013, com meta de produzir 3,9 bilhões de litros até aquela data.

"A participação da Petrobras Biocombustível em usinas produtoras de etanol e de energia elétrica está alinhada com o Plano de Negócios da Petrobras e irá contribuir para o alcance das metas de produção e comercialização de etanol", informou a estatal em nota.

O anúncio do negócio foi feito menos de um mês após a Petrobras desistir de um projeto de etanol em Goiás, em parceria com a trading Mitsui.

(Por Roberto Samora)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host