UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 19h53

Alcoa tem prejuízo trimestral menor e receita supera previsão

NOVA YORK (Reuters) - A produtora de alumínio Alcoa divulgou nesta segunda-feira um prejuízo menor no quarto trimestre, uma vez que os preços do alumínio registraram uma leve alta no período e o setor manufatureiro deu pequenos sinais de recuperação.

O prejuízo líquido da empresa foi de 277 milhões de dólares, ou 0,28 dólar por ação, ante perda de 1,19 bilhão de dólares, ou 1,49 dólar por ação, no quarto trimestre de 2008, quando a crise econômica se agravou.

Já a receita trimestral da Alcoa recuou para 5,43 bilhões de dólares, contra 5,68 bilhões de um ano antes, mas subiu 18 por cento ante o terceiro trimestre de 2009, segundo informou a empresa. A Alcoa também registrou um fluxo de caixa positivo de 761 milhões de dólares no último trimestre do ano passado.

Analistas esperavam, em média, receita da Alcoa de 4,86 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

No terceiro trimestre, a empresa teve um pequeno lucro, depois de três trimestres consecutivos de prejuízo. A Alcoa é tradicionalmente a primeira integrante do índice Dow Jones a reportar seus resultados.

O preço do alumínio atingiu seu auge de 3.380 dólares por tonelada em julho de 2008, mas depois despencou 35 por cento com a economia global em crise. Desde então, o preço do metal vem se subindo lentamente. Nesta segunda-feira, o alumínio em Londres era vendido a cerca de 2.330 dólares.

(Reportagem de Steve James)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host