UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 14h58

Gigante da siderurgia vê alta de 10% na demanda global por aço em 2010

Por Shin Jieun e Cheon Jong-woo

SEUL (Reuters) - A sul-coreana Posco, quarto maior grupo siderúrgico do mundo, previu nesta segunda-feira que a demanda global por aço vai crescer cerca de 10 por cento este ano, enquanto a mídia local informou que a companhia vai dobrar o investimento em instalações e aquisições.

A companhia também espera que os preços do minério de ferro e do carvão coque se recuperem este ano, afirmou o vice-presidente sênior da companhia Park Myung-kil, em comunicado divulgado durante um fórum econômico parlamentar.

"A recuperação do mercado global de aço vai depender de como a demanda atual vai se recuperar em mercados desenvolvidos e como a relação de oferta e demanda vai mudar na China", afirmou Park no documento.

Ele acrescentou que mudanças na política para reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa podem representar um peso para os custos dos produtores globais de aço. A Posco planeja aumentar sua produção de aço bruto para 32 milhões de toneladas este ano, ante 30 milhões de toneladas em 2009.

Analistas esperam que a Posco aumente os preços de seus produtos siderúrgicos no segundo trimestre, uma vez que a empresa ainda tem que negociar acordos de compras de matérias-primas para o ano fiscal que se inicial em abril.

No mês passado, analistas afirmaram que pressões de custos serão um grande impulsionador dos preços do aço este ano, com gargalos na cadeia fornecedora de insumos, como minério de ferro e carvão coque, provavelmente mantendo incentivo de alta nos preços de produtos siderúrgicos.

A Posco vai investir 10 trilhões de wons (8,9 bilhões de dólares) este ano na expansão de instalações e aquisições, publicou o Korea Economic Daily, citando fontes da indústria. No ano passado, a companhia investiu 5 trilhões de wons.

Na semana passada, uma porta-voz da Posco havia afirmado que a empresa tinha reservado até 4,6 trilhões de wons para investimentos em 2010.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host