UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 11h26

Trichet diz que emergentes lideram recuperação global em curso

BASILEIA, Suíça (Reuters) - A economia global continua a se recuperar da pior recessão em 70 anos, com os "dinâmicos" mercados emergentes na liderança, disseram integrantes de bancos centrais nesta segunda-feira.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) Jean-Claude Trichet, que presidiu os debates sobre a economia global na reunião do Banco de Compensações Internacionais (BIS), disse que a consolidação fiscal é essencial para uma recuperação sustentável e para confiança econômica.

"Há a confirmação da progressiva normalização da economia e do fato de que, a nível global, nós estamos em modo de recuperação", disse Trichet a jornalistas.

As maiores economias do mundo -- a União Europeia, os Estados Unidos e o Japão -- emergiram da recessão no terceiro trimestre do ano passado.

Mas muitos membros de banco central e analistas expressaram dúvidas sobre a sustentabilidade da recuperação, e alertaram sobre as dificuldades adiante.

Trichet disse na reunião, que contou com a presença de representantes do Federal Reserve, do banco central do Japão, da Inglaterra e das economias emergentes, que os governos precisam ter responsabilidade fiscal.

"Nós tínhamos muito tempo dedicado à questão de desequilíbrios fiscais, da necessidade de ter credibilidade na volta ao normal e da forma sustentável de lidar com a posição fiscal no médio prazo", disse ele.

Isso foi importante para a confiança da economia, disse ele.

(Reportagem de Sakari Suoninen)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host