UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 10h07

Vendas de carros na China atingem recorde em 2009 e superam EUA

XANGAI (Reuters) - A China superou os Estados Unidos como o maior mercado automotivo do mundo em 2009, incentivada pela política do governo de incentivo à demanda.

As vendas de veículos no país dispararam para um recorde de 13,6 milhões de unidades no ano passado, alta de 46% sobre o ano anterior, afirmou a Associação dos Fabricantes de Veículos da China nesta segunda-feira. A estimativa do país era de vendas de 10 milhões de unidades.


Enquanto isso, nos Estados Unidos foram vendidos 10,4 milhões de carros e comerciais leves, o menor nível em 27 anos.

O número chinês, que também inclui caminhões, continua ainda acima do volume norte-americano depois de se deduzir cerca de 650 mil unidades de caminhões pesados, informa a Orient Securities.

Em dezembro, as vendas de carros saltaram 88,7% sobre igual mês de 2008, para 1,1 milhão de unidades.

A China vinha registrando alta acima de 20 por cento nas vendas de veículos por três anos consecutivos até que a redução no crescimento econômico começou a erodir a demanda em 2008, quando as vendas retrocederam para alta de um dígito pela primeira vez em pelo menos 10 anos. A queda no ritmo de expansão aconteceu após desastres naturais e redução na atividade econômica.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host