UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/01/2010 - 07h27

Wall St e diminuição de temor com China elevam ações da Ásia

Por Charlotte Cooper

TÓQUIO (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia recuperaram-se nesta quinta-feira, acompanhando os ganhos de Wall Street na véspera e em meio a menores temores sobre o aperto monetário na China.

Na véspera, os mercados foram abatidos pela surpreendente decisão da China de elevar o depósito compulsório, a medida mais forte na luta recente contra a inflação.

"O mercado está se recuperando conforme os investidores ficaram aliviados em ver as ações dos Estados Unidos se recuperarem rapidamente depois da notícia dos movimentos de aperto monetário chinês", disse Lee Kyoung-su, analista do Taurus Investment & Securities.

"As ações de tecnologia em particular estão tendo forte desempenho em meio a um fortalecimento das expectativas de lucros. Há esperanças positivas antes da divulgação dos lucros das empresas de tecnologia dos Estados Unidos, incluindo Intel e IBM."

O índice MSCI de ações da região Ásia Pacífico com exceção do Japão subia 0,99 por cento, a 427 pontos, às 7h24 (horário de Brasília).

As ações de tecnologia e de matérias-primas se recuperaram neste pregão após caírem na véspera por temores de que a demanda por bens importados na China diminuiria com o aperto da política monetária.

A bolsa de TÓQUIO subiu 1,61 por cento, para 10.907 pontos, pico em 15 meses.

O Mizuho Financial Group teve alta de quase 6 por cento, após a Bloomberg publicar que o segundo maior banco do país por ativos estaria considerando uma oferta de ações para aumentar seu capital.

O banco perdeu mais de um terço de seu valor de mercado em 2009 por preocupações de que precisaria levantar muito capital para atender às regras globais mais duras.

O mercado de TAIWAN teve ganho de 1,14 por cento, para 8.289 pontos. O destaque do dia foi a fabricante de computadores Acer, que fechou no maior nível em 10 anos.

XANGAI fechou com alta de 1,35 por cento, a 3.215 pontos. Já em HONG KONG houve oscilação negativa de 0,15 por cento, para 21.716 pontos.

Em SEUL, a bolsa avançou 0,86 por cento, aos 1.685 pontos. O mercado de SYDNEY elevou-se em 0,61 por cento, a 4.898 pontos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host