UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/01/2010 - 12h46

Índia e UE se reúnem na próxima semana por pacto comercial

NOVA DÉLHI (Reuters) - Negociadores da Índia e da União Europeia vão se concentrar em reduzir as suas diferenças de acesso ao mercado e de propriedade intelectual quando se reunirem na semana que vem para tentar promover um pacto de comércio bilateral, disse um diplomata europeu nesta segunda-feira.

As negociações iniciadas em 2007 para um acordo de livre comércio entre a Índia e a União Europeia esbarraram em uma série de obstáculos, especialmente nos esforços da UE para ligar o comércio com questões sensíveis como a mudança climática e o trabalho infantil. A Índia quer manter tudo isso fora das negociações.

Os negociadores vão iniciar as conversas na próxima segunda-feira. Sete rodadas de negociações se concentraram no acesso ao mercado para bens e serviços, cobrindo todo o comércio exceto as compras públicas, que a Índia não quer incluir no pacto.

Daniele Smadja, chefe da delegação da Comissão Europeia para a Índia, disse ter esperanças de progresso por causa da vontade política da conferência Índia-UE que aconteceu no final do ano passado, e também por conta do fim das incertezas sobre a indicação de um novo comissário de comércio da UE.

A União Europeia é um dos maiores parceiros comerciais da Índia. As exportações indianas cresceram 29 por cento em relação ao ano anterior, para 34,5 bilhões de dólares no ano fiscal de 2007-2008, de acordo com dados do governo.

O pacto proposto deve ajudar o comércio bilateral a superar 237 bilhões de dólares até 2015.

(Reportagem de Krittivas Mukherjee)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host