UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/01/2010 - 10h18

Petróleo avança acima de US$78 após cinco dias de queda

Por Christopher Johnson

LONDRES (Reuters) - O petróleo era negociado acima de 78 dólares o barril na segunda-feira, encerrando uma série de cinco dias de perdas devido à queda do dólar contra uma cesta de moedas, mas as preocupações com a demanda por energia e a recuperação econômica pesam sobre o mercado.

Os preços do petróleo começaram a semana passada acima de 80 dólares, com suporte do tempo frio no hemisfério norte e de um influxo de capital novo proveniente de administradores e fundos que querem alocar mais dinheiro em commodities neste ano.

Mas os fracos resultados de empresas e bancos, preocupações com as perspectivas para a macroeconomia e a demanda por petróleo, assim como o aumento das temperaturas na Europa e nos Estados Unidos, derrubaram os preços por cinco dias úteis seguidos.

Por volta das 9h35, o petróleo com entrega em fevereiro avançava 0,39 dólar, para 78,39 dólares, depois de ter atingido mais cedo uma mínima intradia de três semanas de 77,07 dólares.

O Brent em Londres avançava 0,23 dólar, para 77,34 dólares.

Os mercados nos Estados Unidos estão fechados nesta segunda-feira devido ao feriado de Martin Luther King e o volume de negócios estava relativamente leve, disseram traders, sugerindo que a alta pode durar pouco.

Christopher Bellew, corretor da Bache Commodities em Londres, disse que muitos investidores estão preocupados com a situação da demanda.

"Os fundos estão detendo posições de tamanho considerável, o tempo está esquentando no hemisfério norte e há preocupações de que haja uma ampla oferta e um panamora frágil para a demanda", disse Bellew.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host