UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 22h33

Banco Mundial vê risco de recuperação econômica perder fôlego

WASHINGTON (Reuters) - A crise econômica terminou em grande parte do mundo e uma modesta recuperação está em andamento, mas poderá perder fôlego no fim deste ano à medida que os governos retiram parte da liquidez extraordinária que injetaram nos mercados, disse o Banco Mundial nesta quarta-feira.

A entidade disse em seu relatório anual de Perspectivas Econômicas Globais para 2010 que a recuperação moderada na economia do mundo, liderada por China e Índia, apresenta riscos especiais aos países em desenvolvimento, que podem enfrentar custos mais rígidos para empréstimos e reduções de crédito e fluxo de capital.

O relatório disse que a tendência de crescimento em países em desenvolvimento deve ser reduzida entre 0,2 e 0,7 ponto percentual ao longo dos próximos cinco a sete anos, já que as economias se ajustam às condições financeiras mais apertadas.

Em suas previsões, o Banco Mundial disse que a economia global deve retomar o crescimento neste ano em cerca de 2,7 por cento e, então, avançar em 2011 para 3,2 por cento. Isso se compara à contração de 2,2 por cento no ano passado.

Combinadas, as projeções de crescimento neste ano nos países em desenvolvimento devem chegar a 5,2 por cento e subir lentamente para 5,8 por cento no próximo ano, ante 1,2 por cento em 2009.

(Reportagem de Lesley Wroughton)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host