UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 14h24

Brasil crescerá ao menos 5% em 2010, diz Henrique Meirelles

SÃO PAULO, 20 de janeiro (Reuters) - A economia brasileira está na melhor posição de sua história e deve crescer pelo menos 5% em 2010, disse na quarta-feira o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

 


"Resumindo, depois de décadas de baixo crescimento e vulnerabilidade macroeconômica a economia do Brasil está na posição macroeconômica mais forte já vista", disse Meirelles em uma teleconferência com jornalistas.

O bom momento econômico brasileiro atraiu investidores e a valorização do real no ano passado havia levado Meirelles a alertar contra uma euforia excessiva no mercado local e o governo a adotar um imposto de 2% sobre o fluxo externo de capital para ações e renda fixa.

"A preocupação que expressamos era no sentido de evitar formação de bolhas e distorções de preços no mercado como resultado de liquidez, de excesso de liquidez ou de aperto de liquidez", disse.

 "O Ministério das Finanças tomou medidas fiscais e neste momento não estamos vendo o tipo de euforia e exuberância que vimos no passado."

Meirelles acrescentou que ainda não decidiu sobre se irá concorrer às eleições de outubro.

 "Eu não estou focado (na eleição)", afirmou ele, acrescentando estar concentrado no banco central.

 Ele disse ainda que a produção industrial brasileira tem espaço para crescer mais sem pressionar o uso da capacidade instalada.

 "Se olharmos o uso da capacidade, ela está aumentando, mas ainda está abaixo do nível pré-crise", disse.
 

(Por Elzio Barreto)
 


 
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host