UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 15h39

Vale retomará diálogo com trabalhadores da Voisey's

TORONTO (Reuters) - A mineradora Vale concordou em retomar as negociações com os trabalhadores da mina de níquel de Voisey's Bay, no Canadá, para acabar com 5 meses e meio de greve, disse um porta-voz da empresa na quarta-feira.

"Vamos sentar com o sindicato", disse à Reuters Cory McPhee, porta-voz da divisão Inco da Vale. "Estamos trabalhando na logística disso agora... Posso ver (as negociações) acontecendo neste fim de semana".

A Vale apresentou uma nova oferta ao sindicato United Steelworkers na semana passada, e o sindicato afirmou na terça-feira que tentaria voltar à mesa de negociação.

A retomada de negociações é primeiro sinal real de movimento desde que 135 trabalhadores de Voisey's entraram em greve em 1o de agosto, suspendendo a produção na mina.

A mina, atualmente fora de produção, localiza-se na província de Newfoundland e Labrador.

O USW também representa trabalhadores em greve das operações de Sudbury, em Ontario. Os trabalhadores de lá entraram em greve em meados de julho e não tem havido movimentos para negociações, disse McPhee.

Ele também disse que a empresa retomou a produção parcial de níquel em sua fundidora de Sudbury, usando trabalhadores que não estão em greve e terceirizados.

A Vale adquiriu os ativos de Voisey's Bay e de Sudbury quando comprou a Inco em 2006.

(Por Cameron French)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host