UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/01/2010 - 12h39

Comissão de comércio dos EUA investigará Apple quanto a patentes

Tarmo Virki

HELSINQUE (Reuters) - A International Trade Commission (ITC) dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira iniciar uma investigação para determinar se a Apple viola patentes da Nokia, de acordo com anúncio no site do grupo.

As duas empresas estão envolvidas em uma grande batalha judicial desde outubro do ano passado, quando a Nokia acusou a Apple de usar suas tecnologias patenteadas sem pagar por elas.

A Nokia apresentou uma reivindicação à ITC no final de dezembro, alegando que a Apple havia violado sete de suas patentes "em virtualmente todos os seus iPhones, players de música iPod e computadores".

"Estamos satisfeitos por a ITC ter decidido agir rapidamente quanto ao início de uma investigação", disse uma porta-voz da Nokia.

Ambas as empresas estão se processando mutuamente nos Estados Unidos, e as duas recorreram à ITC. A organização comercial ainda não decidiu se a solicitação da Apple também resultará em investigação.

A ITC pode proibir a venda de produtos nos EUA --um mercado crucial para a Apple mas no qual a Nokia realiza apenas uma fração de suas vendas.

A Nokia vem sofrendo sérios tropeços no mercado de celulares inteligentes, um setor de intenso crescimento, e a Apple, que chegou segmento recentemente, ganhou terreno diante da líder de mercado, graças ao seu iPhone.

A disputa judicial, que pode envolver centenas de milhões de dólares anuais em royalties, reflete a mudança no balanço de poder no setor de telefonia móvel, à medida que os celulares inteligentes se transformam em computadores de mão capazes de exibir vídeos e navegar pela Web.

A Apple, que entrou nesse segmento na metade de 2007, superou a Nokia no terceiro trimestre do ano passado como fabricante de celulares com maior lucro operacional.

(Reportagem adicional de Karey Wutkowski em Washington)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host