UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 15h44

Confiança do consumidor nos EUA é a maior em 2 anos

NOVA YORK (Reuters) - A confiança do consumidor nos Estados Unidos subiu para o maior nível em dois anos neste mês com a melhora do cenário econômico, apesar de a maioria deles ter uma visão ruim das suas próprias perspectivas financeiras e de emprego, mostrou um relatório divulgado nesta setxa-feira.

A pesquisa com consumidores da Reuters/Universidade de Michigan disse que o seu índice final de confiança para janeiro era de 74,4, maior que os 72,5 de dezembro e também acima das expectativas de analistas, de 73.

Foi o maior índice desde janeiro de 2008 --um mês depois do início da recessão-- e também superou a leitura preliminar para este mês, de 72,8.

O relatório ocorre depois da divulgação de dados do governo dos EUA mostrando que a economia do país cresceu 5,7 por cento no quarto trimestre, a maior taxa em seis anos, mas ainda não conseguiu afastar as preocupações sobre a sustentabilidade da recuperação em meio a uma taxa de desemprego de 10 por cento.

"Os consumidores estão muito convencidos de que o pior ficou para trás, mas, de qualquer forma, eles esperam uma estagnação da renda e da perspectiva de emprego ao invés de um crescimento sólido durante este ano", disse o relatório da Universidade de Michigan.

A medida de condições econômicas atuais do relatório subiu para 81,1 em janeiro de 78,0 em dezembro, atingindo o maior nível desde março de 2008.

Os consumidores veem suas finanças pessoais como as mais fortes desde setembro de 2008, com esse índice subindo para 77, ante 73 em dezembro.

Contudo, o índice de expectativas para as finanças pessoais caiu para 110 de 116, o menor patamar desde julho de 2009.

As expectativas de inflação dentro de um ano subiram para 2,8 por cento --o maior mais alto desde outubro de 2009-- em comparação aos 2,5 por cento de dezembro.

As expectativas de inflação para cinco anos subiu para 2,9 por cento, ante 2,7 por cento.

(Reportagem de Burton Frierson)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host