UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/02/2010 - 10h25

Braskem compra Sunoco Chemicals por US$350 milhões

(Corrige, no último parágrafo, data de anúncio da compra da Quattor pela Braskem para 22 de janeiro, e não 25 de janeiro)

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem anunciou nesta segunda-feira a aquisição de 100 por cento da norte-americana Sunoco Chemicals por 350 milhões de dólares em dinheiro.

A aquisição permitirá à empresa, que anunciou recentemente a compra da rival brasileira Quattor, ter uma posição relevante na América do Norte, afirmou a Braskem em comunicado ao mercado.

A Sunoco tem uma capacidade anual de 950 mil toneladas de polipropileno, o que representa 13 por cento da capacidade norte-americana, informa a Braskem.

Segundo a petroquímica brasileira, a Sunoco tem três fábricas de polipropileno, atuando no nordeste dos Estados Unidos.

A operação envolve a aquisição pela Braskem de 14.908 ações da Sunoco Chemicals. O pagamento será feito à vista em 60 dias à Sunoco Inc.

A transação não inclui as operações com produtos químicos e aromáticos da Sunoco Chemicals. A segregação dessas atividades é condição para a conclusão do negócio.

No último dia 22 de janeiro, a Braskem anunciou a incorporação da Quattor, em uma operação que, segundo a empresa, criou a maior petroquímica das Américas e oitava maior do mundo. Na ocasião, o presidente da companhia, Bernardo Gradin, afirmou que a empresa seguia interessada em ativos nos EUA.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host