UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/02/2010 - 11h10

Toyota anuncia solução para pedal acelerador alvo de megarecall

DETROIT, Estados Unidos, 1o de fevereiro (Reuters) - A Toyota Motor anunciou nesta segunda-feira um reparo para cerca de 2,4 milhões de unidades de seus oito modelos de veículos mais vendidos envolvidos em um recall de segurança e suspensão de vendas e produção.

Uma barra de aço de reforço será instalada por concessionárias da Toyota nos Estados Unidos no fim desta semana. A instalação satisfatória do componente pode fazer a montadora a retomar as vendas dos modelos, incluindo o popular Camry, por volta da terceira semana de fevereiro, disseram fontes na sexta-feira.

As vendas dos modelos foram suspensas em 26 de janeiro e a produção dos mesmos carros nas unidades canadenses e norte-americanas foram interrompidas nesta segunda-feira. Segundo a Toyota, a suspensão durará pelo menos esta semana.

A montadora informou que testou a solução para os veículos alvo do recall.

"Nada é mais importante para nós do que a segurança e confiabilidade dos veículos que nossos consumidores dirigem", disse Jim Lentz, presidente-executivo da Toyota nos Estados Unidos.

"Lamentamos profundamente o receio de que nossos recalls causaram para nosso clientes, estamos fazendo tudo que podemos -- o mais rápido possível -- para arrumar tudo."

Ele se referiu aos dois grandes recalls que atingiram a maior montadora de veículos do mundo. Um envolve aceleradores potencialmente defeituosos e o outro a possibilidade de que tapetes de assoalho poderiam se prender sob o pedal do acelerador, causando em alguns casos velocidades não desejadas pelo motorista.

Os pedais defeituosos foram produzidos pela fornecedora CTS Corp.

Por causa de ambos os recalls, a Toyota convocou 5,4 milhões de veículos nos Estados Unidos e outros 1,8 milhão na Europa e 75 mil na China.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host