UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 12h20

Gafisa prevê concluir oferta de ações ainda no primeiro trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - A Gafisa pretende concluir ainda no primeiro trimestre a oferta primária de ações anunciada na noite de segunda-feira, disse o diretor financeiro da companhia, Alceu Duílio Calciolari, nesta terça-feira.

A operação deverá garantir a execução do plano de negócios da construtora e incorporadora nos próximos anos, reforçando sua estrutura de capital.

A empresa espera captar entre 900 milhões e 1,1 bilhão de reais com a oferta de ações. Trinta e cinco por cento dos recursos serão destinados a compra de terrenos, 25 por cento para capital de giro, 20 por cento para lançamentos e 20 por cento para parcerias e aquisições estratégicas.

O valor efetivo da oferta será fixado de acordo com as condições do mercado durante o período de precificação. Assim, é possível que o montante fique acima ou abaixo do inicialmente previsto.

A operação compreenderá, simultaneamente, uma oferta primária de ações no Brasil e uma distribuição pública de ações no exterior, sob a forma de American Depositary Shares (ADSs).

No ano passado, outras empresas do setor imobiliário realizaram ofertas primárias de ações: MRV Engenharia, BR Malls, Multiplan, PDG Realty, Rossi Residencial, Brookfield, Iguatemi e Cyrela Brazil Realty.

A Gafisa chegou a anunciar em junho do ano passado planos para uma oferta de ações de 600 milhões a 700 milhões de reais. Em julho de 2009, entretanto, a companhia desistiu da oferta, devido às condições do mercado na ocasião.

Primeira das grandes construtoras brasileiras a reportar seus números do quarto trimestre e do ano de 2009, a Gafisa registrou lucro líquido de 55,3 milhões de reais de outubro a dezembro.

O resultado anteriormente divulgado para o quarto trimestre de 2008 foi revisado devido às novas regras de contabilidade com a lei 11.638, passando de prejuízo de 12,6 milhões de reais para lucro de 12,8 milhões de reais.

As ações da Gafisa recuavam 0,37 por cento às 11h58, para 24,10 reais. O Ibovespa subia 1,98 por cento no mesmo horário.

(Por Carolina Marcondes)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host