UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 14h18

JAL rejeita Delta e mantém parceria com a American Airlines

Por Nathan Layne

TÓQUIO, 9 de fevereiro (Reuters) - A Japan Airlines anunciou nesta terça-feira que vai manter sua parceria com a American Airlines na aliança Oneworld, encerrando tentativas da Delta Air Lines de atrair a companhia aérea japonesa para o grupo rival SkyTeam.

A JAL, maior companhia aérea da Ásia em receitas, informou que vai pedir uma cooperação maior com a American em rotas no Pacífico sob um recente tratado aéreo entre os Estados Unidos e o Japão.

A decisão é um golpe para a Delta, que vinha cortejando a companhia aérea japonesa há meses com uma oferta de ajuda financeira de 1 bilhão de dólares. A Delta vinha se mostrando ansiosa para acessar a vasta rede de rotas da JAL na Ásia e se posicionar para uma expansão do aeroporto Haneda, de Tóquio.

Antes do pedido de concordata feito no mês passado sob peso de 25 bilhões de dólares em dívida, a JAL vinha dando sinais de se inclinar para a Delta, atraída por potenciais cortes de custos e crescimento de receita oferecidos pela rede de rotas maior, especialmente na Ásia, afirmaram fontes.

Mas a nova equipe de administração da JAL, colocada em posição este mês e liderada pelo presidente-executivo Kazuo Inamori, decidiu que uma troca de alianças seria arriscar descarrilhar os esforços da companhia aérea de se recuperar em três anos com a ajuda de um fundo apoiado pelo governo do Japão.

"Tivemos um grande debate sobre se deveriamos escolher a Delta e a SkyTeam em termos de lucratividade futura ou ficarmos com a Oneworld e evitar incorremos em um prejuízo em promovermos a troca este ano", afirmou o vice-presidente da JAL, Daiji Nagai. "Nossa conclusão foi que temos que sobreviver este ano e o próximo a todo o custo. Não haverá "próximos três anos" a menos que nos concentremos no programa de reestruturação", acrescentou.

A JAL aderiu à Oneworld em 2007. A aliança é uma das três principais que reúnem milhas de passageiros frequentes e alimentam companhias aéreas com clientes. A outra aliança, além da SkyTeam, é a Star Alliance.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host