UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 19h34

Petróleo nos EUA supera US$73 por dólar fraco e tempestade

NOVA YORK (Reuters) - Os futuros do petróleo negociados nos Estados Unidos fecharam em alta de mais de 2 por cento nesta terça-feira, impulsionados pela queda do dólar, ganhos em Wall Street e pela aproximação de uma tempestade no nordeste do país.

O contrato com entrega para março subiu 1,86 dólar, ou 2,59 por cento, para 73,75 dólares por barril. Na máxima intradia, o barril chegou a ser negociado a 74,15 dólares.

No final da semana passada, os preços caíram abaixo de 70 dólares por barril, menor nível desde meados de dezembro.

Em Londres, o Brent para março subiu 2,02 dólares, terminando a 72,13 dólares por barril.

O dólar caiu frente a uma cesta com importantes moedas, refletindo o possível plano de ajuda à Grécia por parte da União Europeia.

"A questão é que o dólar tem se valorizado por preocupações com Grécia, Portugal e Espanha, e agora que parece que algo vai ser feito para tratar esses problemas, o dólar caiu hoje e o mercado acionário teve um rali", disse Peter Beutel, presidente da Cameron Hanover, em New Canaan, Connecticut.

O petróleo tende a subir quando a moeda norte-americana cai, o que torna os preços e os produtos derivados do óleo mais baratos para investidores cujos países não adotam o dólar. A fraqueza da divisa também estimula os agentes a buscarem aplicações mais concretas, como commodities.

(Por Rebekah Kebede)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host