UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 08h12

UBS volta ao lucro, mas saída de recursos acelera

Por Lisa Jucca

ZURIQUE, 9 de fevereiro (Reuters) - O banco suíço UBS divulgou nesta terça-feira o primeiro lucro líquido trimestral desde que o presidente-executivo Oswald Gruebel assumiu o comando da instituição há um ano. Mas clientes sacaram recursos num ritmo maior do que o previsto, sinalizando que o executivo pode precisar de mais tempo para estabilizar o navio.

O UBS, que foi abalado pela crise de crédito e por investigação tributária dos Estados Unidos sobre seus clientes, está tentando assegurar uma recuperação sustentável que precisa para recuperar a confiança de clientes e investidores, principalmente agora que a cultura de segredo bancário da Suíça está sob fogo.

Pressão gerada por uma agressiva anistia de impostos na Itália no último trimestre de 2009 se somou aos persistentes danos à marca que tem afetado a performance do UBS nos últimos dois anos. Gruebel afirmou que a sangria de dinheiro de clientes vai continuar.

"No futuro imediato ainda esperamos divulgar saídas (de recursos", afirmou o executivo a investidores.

O UBS divulgou lucro líquido de 1,205 bilhão de francos suíços (1,1 bilhão de dólares), o primeiro trimestre positivo desde o terceiro trimestre de 2008. O resultado foi parcialmente ajudado por créditos tributários, encargos menores que o esperado com crédito e corte de bônus.

O lucro ficou acima das expectativas de ganho de 326 milhão de francos apurada em pesquisa da Reuters.

"A saída de recursos vai dominar a discussão hoje então a ação vai ficar provavelmente sob pressão", afirmou Dirk Becker, analista da Kepler Capital Markets, citando que as margens estão sendo erodidas.

Os clientes do UBS sacaram 56 bilhões de francos suíços, alta em relação aos 37 bilhões de francos que saíram dos cofres do banco no terceiro trimestre e indo na contramão de expectativas de analistas que esperavam que o fluxo de saída de capital iria desacelerar.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host