UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 08h06

Bolsas da Ásia sobem de olho em UE e resgate da Grécia

Por Anshuman Daga

CINGAPURA (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas por fortes dados econômicos da Austrália e da China, apesar de cúpula que pode culminar em um plano de resgate financeiro para a Grécia.

Os líderes da União Europeia esboçarão as bases para um resgate financeiro da Grécia em uma reunião ainda nesta quinta-feira, mas qualquer ajuda deve exigir um grande comprometimento de Atenas para colocar a economia em ordem.

O mercado asiático ignorou os problemas da zona do euro e dados fracos da economia norte-americana no overnight, atendo-se a números mostrando uma alta no emprego na Austrália e concessão de empréstimos em volume maior que o esperado na China em janeiro.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,77 por cento, a 388 pontos às 7h59 (horário de Brasília), com metais e o setor de energia puxando os ganhos.

A bolsa de TÓQUIO não abriu por feriado.

O mercado em SYDNEY ganhou 0,91 por cento, a 4.554 pontos depois que dados mostraram que o empregou aumentou mais que as previsões pelo quinto mês seguido em janeiro.

"Esses são ótimos números para a economia", disse Brian Redican, economista do Macquarie. "Esse é o tipo de crescimento em emprego que você vê no pico de um boom, não quando está em estágio iniciais de recuperação."

Na China, cujos mercados têm sido pressionado por receios sobre um aperto fiscal por crédito excessivo, dados mostraram que os bancos do país emprestaram 1,39 trilhão de iuans em janeiro, mais do que os 1,35 trilhão de iuans esperados por economistas.

Outros números mostraram que a inflação ao consumidor moderou mais do que o previsto no ano até janeiro, mas a inflação no atacado acelerou.

A bolsa de XANGAI subiu 0,10 por cento, a 2.985 pontos. O índice Hang Seng de HONG KONG avançou 1,85 por cento, para 20.290 pontos. SEUL teve ganho de 1,76 por cento, a 1.597 pontos. TAIWAN apurou valorização de 1,1 por cento e CINGAPURA se valorizou em 0,7 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host