UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 20h16

Cetip inicia conversas para parceria estratégica com Clearstream

SÃO PAULO (Reuters) - A Cetip, que opera o maior mercado organizado para ativos de renda fixa e derivativos de balcão da América Latina, anunciou nesta sexta-feira que iniciou conversas com o Clearstream Banking, da Deutsche Börse, para uma possível cooperação estratégica, comercial e tecnológica.

"O escopo da possível cooperação estratégica abrangerá o desenvolvimento conjunto, promoção e distribuição dos serviços de gestão de colateral (collateral management) a ser oferecido pela Cetip aos seus participantes no que se refere aos ativos depositados na Cetip e/ou em outras depositárias brasileiras ou na Clearstream", informou em comunicado ao mercado.

Não há garantias de que será consumado qualquer acordo a partir dessas conversações e, com isso, a Cetip disse que não foi estabelecida "nenhuma base econômico-financeira" sobre a possível parceria estratégica.

As ações da Cetip fecharam o pregão na Bovespa em alta de 0,6 por cento, a 15,05 reais, enquanto o índice dos principais papéis do mercado brasileiro caiu 0,4 por cento. A companhia de liquidação e custódia estreou na bolsa paulista em outubro do ano passado.

A Clearstream International foi formada em janeiro de 2000 pela fusão da Cedel International e a Deutsche Börse Clearing.

Também nesta sexta-feira, a BM&FBovespa anunciou o aumento de sua participação no CME Group, num investimento de 620 milhões de dólares.

Em entrevista a jornalistas para comentar o acordo, durante a manhã, o presidente-executivo da instituição, Edemir Pinto, descartou que a Cetip fosse um alvo.

"Tudo está no nosso farol (para crescimento), exceto a Cetip", disse, ao ser questionado sobre o assunto. "No passado, antes da desmutualização, já foi nosso foco."

(Por Daniela Machado)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host