UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 18h56

China susta otimismo por Grécia e Bovespa cai após 4 altas

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Uma nova ofensiva chinesa para conter o aquecimento excessivo da economia ofuscou as atenções do mercado na blitz europeia para salvar a Grécia, o que tinha levantado a Bovespa nas últimas quatro sessões.

O Ibovespa ainda ensaiou uma reação no final, mas não o suficiente para evitar uma queda de 0,41 por cento, aos 65.854 pontos. Ainda assim, o principal índice acionário doméstico acumulou ganho de 4,9 por cento na semana.

Uma pane no sistema eletrônico da bolsa interrompeu as operações no mercado futuro nos primeiros 30 minutos de sessão. Embora as ações continuassem sendo transacionadas normalmente, os operadores perderam a referência, o que enxugou a liquidez dos contratos de índice. Por isso, o giro financeiro do pregão que antecede o feriado prolongado de Carnaval foi de apenas 5,47 bilhões de reais, um dos menores do ano.

A pane aconteceu justamente no dia em que a instituição anunciou que elevará sua participação de 1,8 para 5 por cento na holding de bolsas CME, num investimento de 620 milhões de dólares. No final, a ação da BM&FBovespa caiu 2,1 por cento, a 12,04 reais, sendo o maior peso do dia no índice.

No plano geral, a grande pressão sobre os negócios veio da China, que anunciou um novo aumento do depósito compulsório dos bancos do país em 0,50 ponto percentual. É o segundo aumento neste ano.

O peso no Ibovespa foi aliviado em parte por Petrobras, cuja ação preferencial subiu 1,3 por cento, a 33,80 reais, com investidores ainda reagindo ao anúncio de uma nova descoberta de petróleo na bacia de Santos, feito na véspera.

Fora do índice, Telebras tombou 20,8 por cento, a 1,82 real, após a companhia postar comentários do ministro das Comunicações, Hélio Costa, de que ainda não há uma decisão a respeito da inclusão da Telebrás no Plano Nacional de Banda Larga, rumor que vinha sustentando a disparada das ações.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host