UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 09h40

Endividada, Grécia registra piora em recessão no 4º trimestre

ATENAS (Reuters) - A economia da Grécia encolheu mais que o esperado, 0,8% no quarto trimestre, e dados oficiais nesta sexta-feira também mostraram revisões negativas para os outros três trimestres do ano passado, indicando o aprofundamento da recessão.

A contração do quarto trimestre foi maior que a prevista em uma pesquisa da Reuters, de 0,5%, e seguiu a queda revisada de 0,5% do trimestre anterior. A agência estatísticas nacional da Grécia tinha informado uma queda trimestral de 0,4% no terceiro trimestre.

A economia grega encolheu 2,6% em uma base anual, após uma queda anual revisada de 2,5% no último trimestre de 2009, que tinha sido inicialmente avaliada em 1,7%.

Economistas disseram que os dados sugerem que a Grécia encolheu cerca de 2% no ano passado como um todo, indicando problemas para o plano do governo grego de reduzir o seu déficit exorbitante e sair da crise de dívida.

"A previsão (de crescimento) do governo grego é muito otimista", disse Ben May, da Capital Economics. "Isso será outro fator que fará o ajuste fiscal que a Grécia está tentando alcançar muito difícil."

O governo socialista da Grécia prevê que a economia de 250 bilhões de euros do país voltará a crescer na segunda metade deste ano, depois de entrar na sua primeira recessão em 16 anos em 2009.

(Reportagem de George Georgiopoulos)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host