UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 12h06

Preços no atacado dos EUA sobem mais que o esperado em janeiro

WASHINGTON, 18 de fevereiro (Reuters) - Os preços no atacado dos Estados Unidos subiram mais que o esperado em janeiro, puxados pelo aumento dos custos de energia com a alta da gasolina e com a temporada mais fria que o normal, mostraram dados do governo nesta quinta-feira.

Segundo o Departamento de Trabalho, o índice sazonalmente ajustado dos preços ao produtor subiu 1,4%, após alta de 0,4% em dezembro.

Analistas ouvidos pela Reuters esperavam que os preços no atacado subissem 0,8%.

Em comparação a janeiro do ano anterior, o índice teve alta de 4,6%, maior avanço desde outubro de 2008. A projeção do mercado era de 4,4%. Foi o terceiro aumento seguido em termos anuais.

Analistas e investidores, no entanto, estão preocupados com o risco que esta nova avaliação do Corolla, que já é alvo de um recall por defeito no pedal do acelerador, anunciado há menos de um mês, pode trazer à marca e às vendas do grupo.

"Outro recall do Corolla pode custar apenas entre 5 bilhões e 6 bilhões de ienes (US$ 55 a 66 milhões). Mas o modelo está atrelado ao nome Toyota", disse Koji Endo, analista de automóveis da Advanced Research Japan.

"O recall consecutivo do carro-chefe da empresa pode danificar a marca Toyota, o que pode levar seus consumidores a escolher modelos rivais", acrescentou.

A Toyota já fez recall de 2,3 milhões de veículos, inlcuindo os modelos 2009 e 2010 do Corolla nos Estados Unidos para reparar pedais de aceleração defeituosos no final de janeiro. A empresa reparou até agora 500 mil carros, afirmou um porta-voz da montadora em Tóquio.

As ações da Toyota fecharam nesta quinta-feira em baixa de 0,59% enquanto índice da bolsa de Tóquio subiu 0,28%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host