UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/02/2010 - 09h38

Moody's: Grécia precisa agir sobre plano fiscal

Por Rika Otsuka e Kei Okamura

TÓQUIO, 25 de fevereiro (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's Investors Service disse nesta quinta-feira que qualquer mudança no rating da Grécia dependerá de Atenas realizar ou não os planos de reforma fiscal que prometeu.

Em entrevista à Reuters, a Moody's disse que acompanhará a situação na Grécia e observará o que está acontecendo no país.

"Temos que olhar os fatos e olhar se o governo da Grécia está fazendo o que prometeu fazer", disse Pierre Cailleteau, diretor de rating global da agência.

Na quarta-feira, a agência Standard and Poor's disse que poderia reduzir a avaliação da Grécia, atualmente em "BBB+" em um ou dois graus dentro de um mês, citando riscos ao crescimento que poderiam atrapalhar o plano de corte de déficit do país.

Cailleteau disse que, se nos próximos dois meses a Moody's vir que Atenas está implementando seu plano como prometido, poderia manter a avaliação ou estabilizar a perspectiva.

"Ou se nós virmos, baseados em evidências, que há um desvio do plano, nós mudaremos nosso rating em conformidade. Então, um pequeno desvio levaria a uma pequena redução e um grande desvio --que nós achamos ser improvável--, levaria a uma grande redução", disse Cailleteau.

Mais cedo neste mês, a Moody's disse que a endividada Grécia pode enfrentar o risco de uma redução de vários graus na sua avaliação se suas finanças públicas permanecerem insustentáveis.

O rating de dívida de longo prazo da Moody's para a Grécia é atualmente A2, com uma perspectiva negativa.

"Nós queremos avaliar o rating rapidamente, mas, ao mesmo tempo, nós somos pessoas sensatas. Você não pode esperar que um governo reverta uma posição fiscal em poucas semanas", disse Cailleteau.

Perguntado se a Grécia está em necessidade iminente de ajuda, ele disse que a Moody's pensa que não.

"Todas as provas que nós temos até agora é que a Grécia tem sido capaz de levantar fundos", disse ele.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host