UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/02/2010 - 10h20

Usiminas tem lucro acima das expectativas no 4o tri

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO, 25 de fevereiro (Reuters) - A Usiminas divulgou nesta quinta-feira lucro líquido no quarto trimestre bem acima das expectativas de analistas e divulgou que avalia alternativas para seus ativos de mineração, entre eles a criação de uma unidade controlada pela empresa que poderá fazer oferta de ações.

A companhia anunciou lucro líquido de 633 milhões de reais no quarto trimestre, resultado que se compara ao ganho de 936 milhões de reais um ano antes e de 454 milhões de reais no terceiro trimestre.

Sete analistas consultados pela Reuters esperavam, em média, lucro líquido de 317 milhões de reais da empresa no quarto trimestre.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) da siderúrgica totalizou 663 milhões de reais nos três últimos meses de 2009, com margem de 22,2 por cento. Isso se compara aos 1,421 bilhão de reais do último trimestre de 2008, com margem de 38,1 por cento.

A geração de caixa ficou praticamente em linha com o esperado por analistas, de 635 milhões de reais. No terceiro trimestre, o Ebitda havia sido de 374 milhões de reais.

A empresa apurou receita líquida de 2,984 bilhões de reais nos últimos três meses de 2009, queda de 20 por cento sobre um ano antes e alta de 4,4 por cento sobre o terceiro trimestre de 2009. Analistas em média previam faturamento de 3,07 bilhões de reais.

O avanço trimestral na receita foi motivado principalmente por "melhor mix de produtos vendidos e dos melhores preços praticados, vez que o aumento do volume vendido foi de 1 por cento", informa a siderúrgica no balanço. A Usiminas produziu 1,843 milhão de toneladas de aço no quarto trimestre de 2009 contra 1,983 milhão no mesmo período de 2008.

No lado financeiro, o resultado do quarto trimestre foi positivo em 93,5 milhões de reais, ante 839,53 milhões negativos um ano antes. No terceiro trimestre, o resultado financeiro representou ganho de 243,37 milhões de reais.

A companhia, que identificou potencial de redução de custos de até 1,4 bilhão de reais, conseguiu reduzir gastos em 679 milhões de reais até o quarto trimestre, dos quais 586 milhões na área industrial, o que se refletiu em redução do custo de produção. Em 2009, a empresa cortou o custo de produtos vendidos em 9 por cento.

"O ano de 2010 nasce sob uma expectativa positiva, dadas as expectativas de mercado para o crescimento do PIB superior a 5 por cento e de cerca de 12 por cento na produção industrial, ao mesmo tempo em que se espera uma retomada, ainda que parcial, das principais economias do mundo", afirma Usiminas no balanço.

MINERAÇÃO

A Usiminas encerrou o quarto trimestre com um aumento de 58 por cento na produção de minério de ferro ante um ano antes e alta de 8 por cento sobre o período de julho a setembro de 2009. A companhia produziu 1,559 milhão de toneladas de minério, dos quais 1,433 milhão foram transferidas às usinas.

O ritmo de produção do quarto trimestre foi equivalente a 6,2 milhões de toneladas anuais e a meta para 2010 é de 7 milhões de toneladas. A margem Ebitda dessa operação foi de 44 por cento no trimestre passado.

A companhia divulgou que seu conselho de administração aprovou no final da quarta-feira desenvolvimento de "alternativas para a otimização e agregação de valor aos negócios relacionados à exploração de minério de ferro e atividades logísticas correlatas".

A iniciativa é semelhante à adotada pela rival Companhia Siderúrgica Nacional, que estima completar a organização de unidade de mineração neste trimestre.

Com isso, a Usiminas considera reunir essas operações em uma unidade separada controlada pela Usiminas que poderá receber participação de investidores estratégicos e, posteriormente, o eventual registro da sociedade como companhia aberta. A definição e implementação do plano deve ocorrer ainda este ano, afirma a Usiminas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host