UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 14h07

Meirelles: BC não evita decisão justificada ainda que impopular

BRASÍLIA (Reuters) - O calendário eleitoral não vai alterar a conduta do Banco Central, que faz o necessário para manter a estabilidade do sistema financeiro e garantir a convergência da inflação para a meta, afirmou nesta sexta-feira o presidente da instituição, Henrique Meirelles.

"Enganam-se aqueles que esperam mudança na conduta do BC em função do calendário cívico", disse durante evento de posse do novo diretor de Assuntos Internacionais.

Meirelles defendeu a atuação "consistente e persistente" do BC. "Atuar de forma consistente significa também não evitar decisões tecnicamente justificadas que no curto prazo possam parecer antipáticas ou impopulares, mas que visam sim o bem comum", acrescentou.

Ele enfatizou ainda que a comunicação do BC com a sociedade e os mercados é feita essencialmente por meio das atas das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), relatórios trimestrais de inflação e pronunciamentos.

"Nesse contexto, é importante que a sociedade procure analisar os documentos, bem como pronunciamentos de autoridades monetárias pelo que está escrito ou dito, e não pela interpretação de agentes ou jornalistas."

(Reportagem de Isabel Versiani)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host