UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 20h20

BTG Pactual aposta em setor automotivo com fatia na Mitsubishi

Por Elzio Barreto

SÃO PAULO (Reuters) - O BTG Pactual, banco de investimento do bilionário André Esteves, anunciou nesta segunda-feira a compra de uma participação minoritária na Mitsubishi Motors do Brasil, apostando no boom do mercado automotivo brasileiro.

A Mitsubishi Motors do Brasil, ou MMCB, pretende revelar em cerca de 15 dias um plano de investimento para ampliar sua capacidade de produção, disse o sócio e fundador da montadora, Eduardo de Souza Ramos.

A expansão já estava planejada e não irá usar os recursos com a venda de uma fatia da empresa ao BTG Pactual.

O investimento na MMCB --que importa, produz e distribui veículos da Mitsubishi Motors Corp. no Brasil-- é o mais recente de uma onda de acordos do BTG Pactual diante da aposta no forte e crescente mercado de consumo brasileiro.

O banco comprou, por exemplo, fatias na rede de farmácias Farmais e nos estacionamentos Estapar.

"Vemos a Mitsubishi como a melhor plataforma de crescimento no setor automotivo brasileiro", disse o sócio do BTG Pactual Carlos Fonseca em teleconferência com analistas.

De acordo com o BTG Pactual, há no Brasil cerca de 179 veículos para cada 1.000 habitantes, comparado com 478 por 1.000 nos Estados Unidos, o que indica o potencial de crescimento do mercado.

As vendas de automóveis no Brasil cresceram 11,4 por cento em 2009 sobre 2008, para o recorde de 3,14 milhões de unidades, em meio a incentivos do governo para a indústria.

O BTG Pactual recusou-se a revelar os termos financeiros do acordo com a MMCB.

A MMCB disse que tem vendas anuais de cerca de 4 bilhões de reais e sua fábrica tem capacidade de produzir 48 mil veículos por ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host