UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 17h20

Consumo de energia no Brasil sobe 11,8% em fevereiro, diz ONS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de energia medido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em fevereiro apontou para um aumento de 11,8 por cento na comparação anual, para 58.436 megawatts médios.

Na comparação com janeiro de 2010, houve alta de 4,9 por cento, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira.

De acordo com o ONS, os fatores que proporcionaram a alta foram o aumento de temperatura, o Carnaval em meados de fevereiro (em 2009 foi em março) e a entrada de mais 400 MW médios com a interligação do sistema isolado do Acre e Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O destaque foi o crescimento de carga usada pelo sistema Sudeste/Centro-Oeste, que teve aumento acima da média do mercado, com variação positiva de 12,4 por cento sobre fevereiro de 2009.

"O crescimento da carga do mês de fevereiro indica a continuidade da trajetória de recuperação da atividade econômica, que vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2009", informou o ONS, destacando também a ocorrência de temperaturas elevadas.

O subsistema Sul apresentou crescimento de 11,7 por cento contra igual período de 2009, também puxado pela melhora da atividade econômica --que há um ano vivia o auge da crise econômica-- e pelo maior consumo comercial e residencial em decorrência de altas temperaturas.

O consumo de energia no subsistema Nordeste avançou 11 por cento e no Norte houve crescimento de 7,8 por cento, na comparação anual.

Para atender ao aumento da demanda, o ONS determinou que algumas usinas térmicas entrassem em operação, o que deve encarecer a conta de luz do brasileiro ao longo do ano.

(Por Denise Luna)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host