UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/03/2010 - 09h05

Comissão europeia diz que não há necessidade de socorrer a Grécia neste momento

BRUXELAS, 4 de março (Reuters) - A zona do euro está pronta para agir de forma coordenada e determinada para assegurar a sua estabilidade financeira, mas não há necessidade de tomar medidas agora, disse a Comissão Europeia nesta quinta-feira.

O porta-voz da Comissão, Amadeu Altafaj, disse que as medidas de austeridade apresentadas pela Grécia nesta quarta-feira formam um pacote sólido que permitirá ao país cumprir as metas de redução de déficit orçamentário neste ano. 

"Com o pacote apresentado ontem, a Grécia está em uma posição que vai permitir que cumpra suas ambiciosas metas de déficit, especialmente em 2010, como é o desejo geral", disse.

"Essas medidas são a melhor maneira de fortalecer a credibilidade do Estado grego em relação às suas finanças públicas, e isso vai certamente ter uma influência", disse ele.

Perguntado quando a zona do euro poderá intervir para ajudar a Grécia a tomar dinheiro emprestado, Altafaj reiterou a declaração que os líderes europeus fizeram na Grécia em 11 de fevereiro, dizendo que o bloco está pronto para salvaguardar a estabilidade financeira se necessário.

"Se houver necessidade, o que não é o caso no momento", disse Altafaj.

(Reportagem de Jan Strupczewski)
 
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host