UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/03/2010 - 19h47

Ibovespa sobe e volta a registrar valorização no ano

SÃO PAULO (Reuters) - A última sessão de negócios da semana foi positiva para a Bovespa, e seu principal índice voltou a registrar valorização no acumulado do ano.

O Ibovespa avançou 1,52 por cento nesta sexta-feira, a 68.846 pontos. O volume financeiro do pregão totalizou 8,04 bilhões de reais.

Com isso, a alta acumulada na semana é de 3,52 por cento e o Ibovespa contabiliza, no ano, ganho de 0,38 por cento.

Dados do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgados pela manhã foram os principais responsáveis pela alta das bolsas de valores em todo o mundo. O país fechou em fevereiro menos postos de trabalho que o previsto e a taxa de desemprego ficou estável em 9,7 por cento.

"Além disso, o pacote grego como forma de se tentar sair da crise fiscal foi visto como o primeiro esforço para que a União Europeia ajude de fato o país", disse o sócio da M2 Investimentos, Bruno Lembi.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou após encontro com o primeiro-ministro grego, George Papandreou, que a Grécia nã pediu apoio financeiro e líderes europeus demonstraram confiança de que as novas medidas de austeridade serão suficientes para tirar o país da crise.

O otimismo do mercado também elevou o preço de commodities e fortaleceu a busca por ações ligadas a matérias-primas, que, no Brasil, possuem o maior peso no principal índice da bolsa.

As duas maiores altas do Ibovespa foram registradas por ações do Grupo EBX: a OGX Petróleo, que anunciou nova descoberta em um de seus poços, subiu 5,83 por cento, a 16,71 reais, a MMX Mineração ganhou 5,58 por cento, a 14,00 reais.

Os papéis preferenciais da Vale teve elevação de 2,93 por cento, a 47,35 reais, em meio a expectativas no mercado de um forte reajuste no preço do minério de ferro.

As ações preferenciais da Petrobras, por sua vez, subiram 1,73 por cento, a 35,81 reais. O uso do FGTS na capitalização da Petrobras continua incentivando a alta dos ativos da estatal.

(Por Carolina Marcondes)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host