UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/03/2010 - 16h54

Lafarge assume 3 unidades de cimento da Votorantim

SÃO PAULO (Reuters) - A Lafarge, maior produtora de cimento do mundo, anunciou nesta sexta-feira que vai começar a operar três ativos de cimento da Votorantim no Brasil a partir de julho, tornando-se uma das três maiores empresas do setor em vendas no Brasil.

A Lafarge vai assumir a fábrica Cipasa, na Paraíba; estação de moagem de Aratu, na Bahia; e estação de moagem de Cocalzinho, em Goiás; como resultado da venda de sua participação de 17,28 por cento na cimenteira portuguesa Cimpor, em 3 de fevereiro de 2010, informou a empresa em comunicado.

O acordo envolve ainda contratos de longo prazo de fornecimento de escória siderúrgica no Rio de Janeiro que permitirá produção adicional de 700 mil toneladas anuais de cimento, além de clínquer (principal componente do cimento), para as estações de moagem, afirmou a Lafarge.

Segundo o comunicado, a companhia francesa teve produção e vendas recordes em 2009 de 3,5 milhões de toneladas de cimento no Brasil.

Após assumir as unidades da Votorantim, líder brasileira no setor, a empresa terá unidades em seis Estados do país, passando a contar com vendas de 7 milhões de toneladas anuais. "A expansão vem acompanhada de um investimento de 60 milhões de reais que o grupo francês prevê para o Brasil em 2010 em projetos de melhorias de produtividade de suas cinco unidades de cimento já existentes", disse a Lafarge.

Segundo ranking mais recente do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento, de 2008, a Lafarge ocupava sexta posição entre os maiores fabricantes de cimento do país. A Votorantim registrou produção e vendas de 21,32 milhões de toneladas, seguida por João Santos com 6,48 milhões de toneladas. Por esse ranking, a Lafarge apurou produção e vendas de 3,43 milhões de toneladas em 2008.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host