UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/03/2010 - 14h10

Arábia Saudita planeja maior abertura de bolsa a estrangeiros

RIAD (Reuters) - A Arábia Saudita está analisando novas medidas para abrir sua bolsa de valores, a maior do mundo árabe, ao investimento estrangeiro, disse o diretor da Autoridade do Mercado de Capitais, conforme publicado na imprensa local neste sábado.

Em 2008, a Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo e membro da Opep, permitiu os chamados acordos de troca entre investidores estrangeiros não-residentes no país e intermediários locais, autorizando desse modo a participação indireta de estrangeiros na bolsa.

Anteriormente, estrangeiros podiam entrar no mercado de ações saudita somente por meio de fundos selecionados.

Mas grandes investidores internacionais, tais como os fundos de pensão, seguraram investimentos de larga escala no aguardo de novas medidas que permitam a entrada no mercado, e esperam poder ter a propriedade integral dos papéis.

"Nós queremos estudar novos meios através dos quais o investidor estrangeiro possa entrar," disse Adulrahman al-Tuwaijri, presidente da Autoridade do Mercado de Capitais ao jornal Al-Watan.

Investimentos futuros poderiam chegar por meio de novos fundos, afirmou, sem dar detalhes.

Al-Tuwaijri declarou que fundos estrangeiros desempenharam papel importante na estabilização do mercado, mas há também riscos envolvidos e quaisquer novas medidas de abertura não poderão ter um impacto negativo na bolsa.

"É verdade que o investimento estrangeiro tem muitos benefícios, mas ao mesmo tempo há o risco de capital fluído entrar e então sair em grande quantidade," argumentou.

Ele disse que certa quantidade de capital deixou a bolsa saudita, como também nos mercados vizinhos, em consequência da turbulência mundial, mas que, de qualquer forma, a bolsa local estava em boa forma.

"A situação atual mostra que o mercado está estável, uma estabilidade que é resultado do aumento da confiança," observou.

(Reportagem de Ulf Laessing)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host