UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/03/2010 - 14h42

Mantega: país cresce de forma sustentável

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o desempenho da economia no quarto trimestre do ano passado mostra que houve "plena" retomada do país e que 2010 já começou muito bem.

Ele frisou, ainda, que o crescimento em curso no país ocorre em bases sustentáveis, acompanhado por uma elevação dos investimentos.

"O consumo puxou o crescimento, mas o investimento ficou acima, o que é salutar," disse a jornalistas.

"Janeiro foi um mês forte de crescimento da demanda e será do investimento."

Mantega chegou a dizer que o Produto Interno Bruto (PIB) pode crescer mais de 5,7 por cento este ano, embora tenha reiterado que a projeção oficial --prevista no Orçamento-- seja de 5,2 por cento.

O forte desempenho dos investimentos garante que esse crescimento ocorrerá sem pressões inflacionárias, disse Mantega. Ele argumentou que a economia tem capacidade ociosa, após um ano de crise, e que muitas indústrias que atualmente trabalham em apenas um turno e podem elevar sua produção sem dificuldades.

"Estamos com crescimento sustentável," afirmou.

Ele previu que, após uma alta sazonal nos dois primeiros do ano, a inflação tende a se reduzir em março.

O PIB recuou 0,2 por cento em 2009, abalado por uma retração de 1,9 por cento no primeiro semestre do ano, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. No último trimestre do ano, a economia cresceu 2 por cento frente aos três meses anteriores .

MEIRELLES SEM DECISÃO

Questionado sobre uma possível saída de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central, Mantega afirmou que conversou com ele na quarta-feira e que Meirelles não havia ainda tomado uma decisão sobre o assunto.

O ministro frisou, contudo, que a política monetária não sofrerá alterações caso Meirelles opte por deixar seu cargo para se candidatar a um cargo nas próximas eleições. "A política de combate à inflação permanece."

(Reportagem de Isabel Versiani)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host