UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/03/2010 - 23h06

Argentina e UE fecham acordo sobre alimentos transgênicos

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina e a União Europeia fecharam um acordo sobre a disputa que mantinham na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela comercialização de produtos agrícolas geneticamente modificados, informou nesta quinta-feira o bloco europeu.

A Argentina havia denunciado a União Europeia à OMC pela moratória de facto implementada pelos europeus contra os Organismos Geneticamente Modificados (GMO, na sigla em inglês), mas agora retirará a demanda.

"O acordo mútuo, assinado hoje (quinta-feira), estabelece um diálogo bilateral, em forma de reuniões bianuais, que busca evitar eventuais obstáculos desnecessários ao comércio de produtos geneticamente modificados", afirmou o comunicado da UE divulgado em Buenos Aires.

O acordo inclui, entre outras coisas, um diálogo para manter os processos de aprovação de produtos e a renovação de autorizações para os GMO e de medidas relacionadas à biotecnologia que poderiam afetar o comércio entre as duas partes.

O Canadá teve uma disputa semelhante com a UE, mas chegou a um acordo em julho do ano passado. Os Estados Unidos são os únicos que mantêm uma demanda sobre disputa por produtos geneticamente modificados.

(Reportagem de Juliana Castilla)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host