UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/03/2010 - 19h05

Dow Jones cai após 8 altas sob pressão de commodities

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas encerraram em queda nesta sexta-feira, e o Dow Jones quebrou uma sequência positiva de oito dias, com preocupações renovadas com a Grécia fortalecendo o dólar, o que pesou sobre os preços das commodities.

O Dow, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,35 por cento, para 10.741 pontos. O Nasdaq caiu 0,71 por cento, para 2.374 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 0,51 por cento, para 1.159 pontos.

Setores sensíveis à oscilação do dólar foram duramente atingidos, incluindo as matérias-primas, fabricantes de chip e empresas ligadas a energia. O índice S&P de energia caiu 0,9 por cento, acompanhando a queda dos futuros do petróleo e do ouro. As ações da Exxon Mobil, componente do Dow, recuaram 0,5 por cento.

O euro cedeu à mínima em mais de duas semanas contra o dólar, refletindo preocupações renovadas com os problemas de dívida da Grécia. Investidores temem que a Alemanha, maior economia europeia, dificulte esforços para aliviar os problemas fiscais gregos.

A Grécia "sempre guiará o mercado até que isso seja corrigido de alguma forma", disse Peter Costa, presidente da Empire Executions, em Nova York. "Até que isso seja resolvido, vai ser um problema."

Os papéis de seguradoras de saúde figuraram entre os poucos de bom desempenho, antes da votação no Congresso que pode impedir a reforma no sistema de saúde norte-americano.

O índice do Morgan Stanley para o setor ganhou 2,2 por cento. O indicador também obteve impulso da Aetna, cujas ações subiram 3,7 por cento, após a empresa prever resultados para o primeiro trimestre acima das expectativas consensuais.

Pesando sobre o Nasdaq esteve a Palm, que derreteu 29,2 por cento, para 4 dólares, um dia antes da companhia ter alertado que as receitas trimestrais ficarão bem abaixo das expectativas, uma vez que a baixa demanda por seus smartphones tornou excessivos os estoques da operadora de telefonia celular.

A sexta-feira marcou o segundo dia do evento conhecido como "quadruple witching", quando quatro tipos de contratos de opções e futuros expiram, trazendo volatilidade e elevando o volume de negócios.

No acumulado da semana, o Dow Jones subiu 1,1 por cento, o S&P 500 avançou 0,9 por cento e o Nasdaq teve alta de 0,3 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host