UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/03/2010 - 08h54

Fitch rebaixa Portugal por problemas orçamentários

LISBOA, 24 de março (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch Ratings reduziu a nota de crédito soberano de Portugal nesta quarta-feira de "AA" para "AA-", citando o fraco desempenho orçamentário do país em 2009 e alertando que mais problemas de orçamento neste ano e em 2011 podem causar outro rebaixamento.

Apesar disso, a Fitch disse que o plano de austeridade fiscal português é plausível, e que não espera que a instabilidade política atrapalhe a aprovação da legislação necessária.

A Fitch viu, no entanto, um risco "significativo" de decepção macroeconômica, com um efeito dominó para o déficit particularmente no ano fiscal de 2012/2013.

"Um choque fiscal considerável em um cenário de relativa fraqueza macroeconômica e estrutural reduziu a credibilidade de Portugal", disse Douglas Renwick, diretor-adjunto na equipe de Dívida Soberana da Fitch.
Mas a agência disse que a possibilidade de Portugal enfrentar uma crise de liquidez é baixa.

"O rebaixamento tem mais impacto na crise de dívida soberana mais ampla do que em Portugal neste momento", disse Peter Chatwell, analista de bônus do Crédit Agricole em Londres.

"A Fitch ficou no meio da Moody's e da S&P em termos de rating, então essa redução tem um impacto material mínimo e não significa necessariamente que outras farão o mesmo", disse.

(Reportagem de Andrei Khalip e Shrikesh Laxmidas)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host