UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/03/2010 - 19h09

Wall Street cai por preocupações com dívida de outros países

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK (Reuters) - O mercado de ações norte-americano fechou em queda nesta quarta-feira após o corte do rating soberano de Portugal. Um fraco leilão de títulos do Tesouro norte-americano também pesou para o ambiente pessimista do mercado.

Os principais índices acionários recuaram um dia depois de atingirem seus níveis mais altos em 18 meses, com perdas em todos os setores devido ao fraco volume de transações. As preocupações do mercado giraram em torno da habilidade de os países pagarem suas dívidas, o que impulsionou o dólar e prejudicou ações do setor de commodities.

No fechamento desta quarta-feira, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,48 por cento, para 10.836 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,68 por cento, para 2.398 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,55 por cento, para 1.167 pontos.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings reduziu a nota de crédito soberano de Portugal nesta quarta-feira de "AA" para "AA-", aumentando os problemas na zona do euro, onde diplomatas ainda discutem a situação da Grécia.

"Isso provoca mais preocupações com outros países na região e os mercados continuam assombrados com a falta de clareza sobre como a Europa irá lidar com essas questões", disse o presidente para Westcore Funds, Todger Anderson.

Também pesou sobre o ambiente negativo da sessão o fraco leilão de títulos de cinco anos do Tesouro norte-americano, segunda venda decepcionante após o leilão de terça-feira, de títulos com prazo de dois anos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host