UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 09h31

Bolsas da Ásia fecham sem direção comum afetadas por Europa

Por Nick Macfie

CINGAPURA (Reuters) - As principais bolsas asiáticas fecharam sem apontar uma direção comum nesta quinta-feira, com os temores sobre a situação na Europa desestimulando a procura por ativos de maior risco.

O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão operava praticamente estável às 8h29 (horário de Brasília), com oscilação positiva de 0,04 por cento, a 418,1 pontos.

"O sentimento na zona do euro deteriorou mais enquanto parece que os países da região estão em estado de caos sobre o plano de resgate", disse um operador.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,13 por cento, aos 10.828 pontos, com empresas voltadas à exportação, como a Canon, se sustentando com o iene mais fraco compensando a fraqueza no setor de commodities.

Lorraine Tan, diretora de pesquisa de ações asiáticas na S7P em Cingapura, apontou Portugal e receios sobre possíveis novos downgrades como fatores para o desempenho dos mercados asiáticos nesta quinta-feira. Questões regionais como temores sobre aperto na política monetária na China também pesaram, acrescentou.

"Você tem que tomar a visão de médio prazo", disse ela. "Os mercados estão em uma encruzilhada."

Investidores aguardam pela reunião da União Europeia à partir desta quinta-feira, na espera de sinais de ajuda a Atenas depois que os esforços para uma cúpula especial para zona o euro fracassou.

Khiem Do, chefe do grupo do grupo asiático Baring Asset Management em Hong Kong, disse que os mercados estão preocupados sobre o "efeito dominó" do que pode acontecer na Grécia se os investidores encontrarem outro país com as finanças pouco estáveis.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng fechou em queda de 1,1 por cento, aos 20.778 pontos. Em XANGAI, a bolsa caiu 1,23 por cento, para 3.019 pontos. TAIWAN fechou com variação positiva de 0,2 por cento.

Na Coreia do Sul, a bolsa de SEUL ganhou 0,44 por cento, em 1.688 pontos.

Em CINGAPURA, a alta foi leve, de 0,07 por cento, em 2.888 pontos. SYDNEY encerrou em baixa 0,13 por cento, a 4.885 pontos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host