UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 09h08

Dividida, UE busca acordo sobre dívida da Grécia antes de cúpula

BRUXELAS (Reuters) - Líderes da União Europeia estavam tentando nesta quinta-feira alcançar um acordo de última hora sobre como ajudar a Grécia a resolver sua crise de dívida e tranquilizar os investidores antes do início da cúpula, que deve ser tensa.

Diplomatas europeus disseram que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tinha encontrado o primeiro-ministro grego, George Papandreou, na noite de quarta-feira, e que a diplomacia por telefone está em pleno funcionamento, mas que as diferenças continuam sobre a possibilidade de oferecer ajuda à Grécia.

"Eles estão progredindo lentamente", disse uma fonte da UE, acrescentando que os líderes da zona do euro ainda podem concordar em fazer uma reunião especial sobre a Grécia depois que o primeiro dia da cúpula com todos os 27 líderes da UE terminar em Bruxelas.

Os esforços para organizar uma reunião especial dos 16 países que usam o euro tinham falhado até o final da quarta-feira, com a França e a Alemanha discutindo o papel que o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia ter e que forma as contribuições adicionais de países da zona do euro poderia tomar.

"A Alemanha não quer ter uma reunião de líderes da zona do euro, a não ser que haja a chance definitiva de um acordo", disse um diplomata da UE.

(Reportagem de Timothy Heritage)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host