UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 15h29

Volkswagen levantará mais de 4 bi de euros com emissão de ações

FRANKFURT (Reuters) - A Volkswagen deve levantar nesta quinta-feira mais de 4 bilhões de euros (5,33 bilhões de dólares) em uma grande emissão de ações que a maior montadora da Europa lançou para proteger sua nota de crédito enquanto financia ambiciosas aquisições.

Os pedidos de reserva da oferta de ações, a maior já realizada na Alemanha, devem ser encerrados nesta quinta-feira, afirmaram duas fontes próximas do assunto.

Operadores citaram rumores de mercado de que a emissão de até 65 milhões de ações preferenciais seria precificada entre 64 e 65 euros cada.

Isso faria a Volkswagen levantar até 4,23 bilhões de euros. A montadora está buscando destronar a japonesa Toyota do posto de maior fabricante de automóveis do mundo até o final da década.

A Volkswagen vai absorver a Porsche no próximo ano e não tem feito segredo sobre fazer a MAN, da qual possui 30 por cento, fechar uma aliança com a unidade sueca Scania em algum momento.

A Volkswagen encerrou o ano passado com caixa de 10,6 bilhões de euros depois de ter pago 3,9 bilhões de euros por metade das operações da Porsche em 2009. A empresa então gastou mais 1,7 bilhão de euros por uma participação de quase 20 por cento na japonesa Suzuki em janeiro.

A montadora alemã anunciará o preço das ações na emissão na sexta-feira.

(Por Philipp Halstrick, Andrea Lentz e Angelika Lehmann)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host