UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 16h09

BNDES deve superar meta de desembolsos de R$130 bi em 2010

RIO DE JANEIRO, 26 de março (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve superar meta de desembolsos deste ano, de 130 bilhões de reais, afirmou o vice-presidente da instituição nesta sexta-feira, Armando Mariante.

O executivo disse a Reuters que os dados do começo do ano apontam para empréstimos esse ano de até 140 bilhões de reais.

"A nossa demanda continua forte e, provavelmente, vamos superar os 130 bilhões... entre 130 bilhões e 140 bilhões (de reais)", disse Mariante durante reunião da cúpula do banco sobre o Fundo Amazônia.

"A infra-estrutura continua muito forte, máquinas e equipamentos também, inclusive para as exportações... O Brasil mudou de escala", acrescentou o executivo.

No primeiro bimestre de 2010, o BNDES liberou 16 bilhões de reais, contra cerca de 9,4 bilhões de reais no acumulado do mesmo período do ano passado.

Em 2009, o governo federal precisou capitalizar o banco para enfrentar a escassez de crédito imposta pela crise global. No ano passado, os empréstimos do banco bateram recorde ao atingirem cerca de 137,4 bilhões de reais.

"Esse ano talvez seja igual ou um pouco menor", destacou Marianti.

O comentário de Mariante acontece depois que a instituição de fomento divulgou em 17 de março que "a expectativa é que o banco encerre 2010 com liberações inferiores às registradas no ano passado".

Segundo o executivo, a demanda por pedidos de financiamentos do banco está muito aquecida e o mercado bancário privado ainda não voltou com toda a força na concessão de créditos no pós-crise.

"Não voltou ao normal, mas está voltando bem. Já dá para começar a pensar em tirar a nossa presença. O mercado privado está voltando e com uma certa aversão a risco. Há um cuidado maior do que antes da crise, o que é bom".

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host